O termo é recente mas o que define é preocupante e afeta sobretudo a nossa saúde mental. O conceito de Doomscrolling pode ser definido como:

A tendência de continuar a navegar ou a fazer scroll em más notícias, apesar de serem tristes, desanimadoras ou deprimentes. - Merrian Webster

Certamente já deste por ti a fazer um scroll infinito no teu feed de notícias da tua rede social de eleição e, mesmo quando o conteúdo é depressivo ou tem uma conotação negativa, continuas por ali abaixo, mesmo sabendo que irás encontrar mais do mesmo.

Em analogia, imagina que és alérgico ao cacau, mas mesmo assim, continuas a comer chocolate porque adoras e não lhe consegues resistir. Com o doomscrolling o conceito é o mesmo, continuar em busca de notícias negativas quando sabemos perfeitamente que nos fazem mal.

Além disso, o conceito ganhou uma maior dimensão na situação pandémica que vivemos atualmente em todo o mundo. Fechados em casa e com mais tempo livre do que nunca, sentimos que a única forma de nos mantermos ligados com o resto do mundo é através das redes sociais. Assim, permanecemos demasiado tempo a olhar para os ecrãs e a fazer scroll numa altura em que a grande maioria das notícias são negativas, muitas vezes relacionadas com efeitos da COVID-19.

Este é um mau habito e todos devemos saber como o evitar a fim de mantermos um boa saúde mental, algo que terá consequência em tudo na nossa vida.

Se te revês nesta situação e sentes que necessitas de alguma ajuda, conhece estas três aplicações.

Mood Patterns: Monitor de humor com privacidade

Esta app está disponível para Android e faz monitorização em períodos de tempo aleatórios que te ajudam a monitorizar entre o teu humor e as tuas atividades.

Apesar de ter várias funcionalidades, a monitorização é simples e prática: basta adicionares as atividades que estás a fazer no momento e depois avaliar o teu humor enquanto estas decorrem. Se tens medo que a app te interrompa com pedidos de avaliação do humor durante atividades de extrema concentração, como estudar, por exemplo, podes personalizar o intervalo entre avaliações.

No entanto, a melhor prática será não seres muito específico nas atividades. Quer com isto dizer, monitoriza "Redes Sociais" ao invés de "Facebook" ou "Twitter", por exemplo. A ideia não é ser muito específico. Este tipo de especificidade pode ser conseguida nas notas individuais de cada vez que inseres uma nova avaliação.

Descarrega a Mood Patterns para Android grátis.

Flipboard

A Flipboard é, no seu principio base, uma aplicação de notícias que te permite manter atualizado(a) sobre os teus interesses específicos. No entanto, apesar dos algoritmos da aplicação se basearem em notícias de todo o mundo, é possível alterar as definições para que esta apenas mostre conteúdo local. Como? É simples.

Durante a configuração inicial é pedido que coloques três tópicos de interesse. Depois de o fazeres, faz uma pesquisa pela tua área de residência e verás vário conteúdo local. Seleciona o que te interessa e, por último, remove os três primeiros que selecionaste.

Seguindo esses passos irás continuar a receber notícias de todo o mundo, contudo, essas não serão as notícias dominantes do teu feed.

Descarrega a Flipboard para Android ou iOS.

Good News

Good News é uma aplicação que se foca, como o nome indica, em good news (boas notícias). Essas são importantes para manter o teu estado de espírito saudável, bem como reduzir o doomscrolling.

Sendo uma aplicação apenas com boas notícias, não corres o perígo de tropecar em notícias menos boas que podem trazer energias negativas e prejudicar o teu humor. Com um design simples e intuitivo, a app mostra apenas uma notícia de cada vez para que te possas concentrar num assunto de cada vez. Claro que podes encontar mais conteúdo se utilizares a opção de categorias ou mesmo a pesquisa.

Descarrega a Flipboard para Android ou iOS.

Não te esqueças, mantém-te positivo

O doomscrolling é uma consequência da facilidade com que encontramos informação atualmente derivado das redes sociais e, também, da facilidade com que, hoje em dia, qualquer um pode criar conteúdo digital e partilhá-lo com todo o mundo.

É um conceito recente que esconde um enorme perígo que, se não for avaliado e controlado, pode levar a que pessoas fiquem com pensamentos cada vez mais negativos. Isto leva a más energias, tempo desperdiçado e, até, em última instância, a problemas do forro psicológico mais graves quando acumulado com outros acontecimentos da vida pessoal de cada indivíduo.

Por isso, se reconheces que tens facilidade em entrar num processo de doomscrolling, não deixes que se prolongue muito tempo e acaba com o hábito! Trata de ti e da tua saúde mental.