Como podemos tornar o nosso smartphone numa máquina de produtividade?

Sendo as aplicações portas para universos infindáveis, usarmos o seu poder no dia a dia pode tornar-se numa mais-valia. Se aliarmos esta necessidade a um ano onde um pai ou até educador, tem de se desdobrar em professor, algumas destas aplicações conseguem ajudar.

Post-it

Esta aplicação foi das minhas descobertas mais recentes, onde se torna possível criar, partilhar, fotografar, criar listas de tarefas a fazer, reconhecimento de escrita manual em apontamentos e agrupar notas. Como autor, o que me atraiu na aplicação foi a possibilidade de a usar como um quadro-branco para um brainstorming. A aplicação está disponível para Android e iOS sendo que, neste último sistema, temos a possibilidade de aceder à aplicação para Mac, o que permite um trabalho contínuo.

Android | iOS

OneNote

Para aqueles que procuram algo semelhante ao brilhantemente oferecido pela aplicação anterior, a oferta da Microsoft é mais que satisfatória. Com uma integração entre Windows e Android, o OneNote permite-nos ter diferentes caderno de ideias, cada um com a possibilidade de criar tópicos. Dentro deles? Bem, temos uma área infinita de escrita, quer digital, como manual. O facto de podermos usar como caderno torna-se uma mais valia, quer na hora de usar a aplicação como caderno escolar, como na vida adulta.

A aplicação integra nativamente as Sticky Notes, presentes no Windows, e que permite termos as nossas ideias e apontamentos rápidos sempre à mão.

Android | iOS

Photomath

São estudantes, pais ou até professores que estão desesperados por encontrar uma solução matemática para o exercício que têm diante de vocês? Não desesperem mais, já que a Photomath permite resolver qualquer expressão matemática.

Tudo acontece por meio da câmara do telemóvel, onde após esta aplicação analisar a imagem fotografada, dá-nos uma resposta detalhada e explicada.

Android | iOS

Canva

O Canva tem sido o meu melhor amigo desde que o descobri, anos atrás. O serviço, disponível quer gratuitamente, quer de forma paga, permite-nos criar desde imagens de capa, até a convites, vídeos personalizados, newsletter, logótipos, posters, padrões de fundo para telemóvel, fazer montagens, apresentações, flyers, infográficos, cartões, enfim. Perceberam a ideia.

Com milhares de templates e acesso a imagens gratuitas, não se torna necessário uma subscrição paga para se usufruir do poder bruto deste serviço.

Android | iOS

Forest

Por último, apresento-vos uma aplicação que procura ajudar na hora de nos mantermos afastados do telemóvel. A forma como o faz é bela, razão desta partilha. A aplicação, pelo tempo por nós definido, semeia uma floresta. Ao longo dos minutos as árvores vão assim crescendo, em que esse progresso é interrompido ao usarmos o telemóvel, em que as árvores podem morrer. No final, se tivermos resistido à tentação, ficamos com um jardim verdejante e moedas. Estas moedas podem ser usadas para comprar novas espécies de árvores, ou melhor: doarmos para que a ONG Trees for the Future plante uma árvore. A aplicação está também disponível como extensão para o Google Chrome.

Android | iOS