Tal como é habitual na Google, todos os anos vemos chegar uma nova versão do sistema operativo mobile Android. Apesar de todo o contexto pandémico, este ano não é exceção e já é possível espreitar o véu sobre tudo o que o Android 12 trará. Desde as funcionalidades novas, compatibilidade e datas de lançamento, fica connosco e iremos dar-te a conhecer tudo o que há para saber.

O que traz de novo?

Não posso deixar de notar que a Google está investida num nome mais formal para as novas versões de Android. Jelly bean, KitKat, Oreo, Sandwich, Donut ... É complicado manter o registo de qual versão sucedeu qual, daí que mais recentemente tenhamos visto as novas versões Android 10, 11 e agora 12. Claro que é mais fácil, mas onde está a diversão distinta do nome?

Observações à parte, o Android 12 ressembla em parte um refinamento à sua versão antecessora, com um conjunto de novas funcionalidades, que se encontram resumidos de seguida:

  • Partilha de palavras-passe de WiFi com dispositivos próximos - Esta é sem dúvida uma das minhas funcionalidades preferidas. Em adição ao poderes partilhar a ligação ao WiFi por QR Code, agora é possível procurar por dispositivos próximos e partilhar com os mesmos a palavra-passe da rede a que estás ligado.
Exemplo de partilha por QR-Code e exemplificando a partilha com dispositivos próximos. Imagem: Pocket-Lint
  • Tom azulado - ainda que seja uma alteração subtil, quando se usa o tema claro é possível ver no menu de acesso rápido (ao deslizar para baixo) e no menu de definições um tom de azul nestes menus, em oposição ao anterior cinzento.
À esquerda, Android 12 e menu com tons azulados na parte inferior. À direita, Android 11 para comparação, sem tons azulados na parte inferior. Imagem: Pocket-Lint
  • Atualização do menu de definições - no Android 12, a barra de pesquisa ganha cantos arredondados, bem como a imagem de perfil do utilizador ao seu lado para acesso às definições da conta. Ambos permanecerão fixos no topo das definições. Adicionalmente, nos botões de toggle (como de ativar/desativar o WiFi), surge agora um símbolo de "certo" quando está ativo e um traço quando inativo.
Barra de pesquisa no Android 12 (à esquerda) e no Android 11 (à direita). Imagem: Pocket-Lint
  • Capturas de ecrã melhoradas - Ao efetuar uma captura de ecrã, é possível editar a mesma a partir da miniatura que aparece no fundo do ecrã. O screenshot poderá ser complementado com texto e emojis. Para dispensar uma captura de ecrã, basta deslizar a imagem para o lado.
À semelhança de algumas redes sociais, passa agora a ser possível colocar texto e emojis nos screeshots tirados. Imagem: Pocket-Lint
  • Botão de edição no ecrã de partilha de imagens - agora, no menu de partilha de uma imagem, é possível selecionar a opção de edição antes de enviar a mesma. Para isso, deve-se abrir uma imagem, selecionar o botão de partilha seguido da opção "Mais". Aqui, existirá um botão próximo do centro do ecrã que permite a edição da imagem seguida da partilha da mesma.
Ao selecionar a opção de partilhar, é visível no topo do submenu um botão de edição de imagens. da galeria. Imagem: Pocket-Lint
  • Personalização - Com a versão de developer preview, a Google adicionou uma nova opção de personalização ao Home Screen. Agora, para além das opções de grelha por defeito, 2x2, 3x3 e 4x4, poderás também dispor as tuas aplicações numa grelha de 4x5.
Opções de personalização do ecrã inicial. Imagem: Pocket-Lint
  • Notificações - Face ao Android. 11, as mudanças que vemos ao nível das notificações são subtis, porém marcam a sua presença. Para além de ajustes para aumentar a transparência das notificações da central de controlo, foi também adicionado um botão de snooze, para que possas pausar as notificações dessa aplicação por um determinado conjunto de tempo.
Exemplo de menu de notificações no Android 12 (à esquerda, com transparência entre notificações) e no Android 11 (à direita). Imagem: Pocket-Lint
  • Menu de atalhos de aplicações - Outro pequeno ajuste que se pode ver é ao nível dos atalhos de aplicações no menu principal. Ao pressionar numa aplicação, os atalhos surgirão numa janela maior e mais fácil de utilizar.
Os menus de atalhos passam a dispor de uma interface maior no Android 12 (à esquerda). Imagem: Pocket-Lint
  • Interface de reprodutor de media - No menu dropdown de notificações, o Android 12 irá presentear-te com uma nova interface no widget de controlo para reprodução de conteúdos multimédia. Na nova versão do sistema operativo mobile, o widget irá ocupar quase na totalidade a largura do ecrã, colocando os controlos mais centrados. Quando o ecrã se encontra bloqueado,  este banner também ocupará mais espaço do ecrã. No topo direito do widget encontra-se um pequeno botão que te permitirá regular o volume, bem como emparelhar dispositivos, como headphones ou colunas.
Exemplo de controlador de multimédia no ecrã de bloqueio. Imagem: Pocket-Lint

Rumores e possíveis funcionalidades

Apesar das alterações e novidades acima mencionadas ainda poderem sofrer alterações até ao seu lançamento ao público, existem outras funcionalidades que têm vindo a ser desejadas (e exploradas) para integrar as próximas versões do sistema operativo Android.  Como tal, aquilo que se segue são meras especulações, rumores ou funcionalidades escondidas que alguns utilizadores mais experienciados conseguiram aceder.

Aquela que mais atrai à vista é uma nova interface de utilizador, que não só apresentará widgets com cantos mais arredondados como também melhorará a experiência de utilização Android com uma só mão. Para a utilização a uma só mão, a Google poder-se-á ter inspirado na abordagem da Samsung, pelo que nada melhor do que esperar para ver se o Android 12 nos trará esta surpresa.

Ao que alguns rumores indicam, a Google estará também a trabalhar numa funcionalidade até agora conhecida como App Pairs. Em suma, esta funcionalidade permite partilhar o ecrã com duas aplicações e marcá-las como pares para que possam abrir em conjunto, como uma tarefa única.

Na eterna batalha iOS vs Android, a Apple tem levado a vantagem num ponto-chave para muitos utilizadores: atualizações do sistema operativo. Parte dos equipamentos Android não chegam a receber atualizações do sistema operativo quando sai uma nova versão, em parte pela elevada disparidade de equipamentos a executar o sistema operativo. No  entanto, isto poderá mudar em breve, já que. consta que a Google estará a planear adicionar o Android Runtime como um módulo do Android 12. Tal permitirá que as atualizações de software possam ser não só mais frequentes, como também entregues pela Play Store.

Para os utilizadores dos equipamentos Pixel, poderá estar também a chegar o double-tap na traseira do smartphone, com a possibilidade de personalização da ação a concretizar com o toque. Esta funcionalidade virá como substituta do mítico "squeeze" ou apertar do telemóvel que permitia lançar o Google Assistant, silenciar chamadas, entre outros.

Compatibilidade com o Android 12

Ao contrário do iOS, as atualizações de sistema operativo no Android têm uma adoção mais lenta, em parte pela compatibilidade de atualização com toda uma enorme variedade de marcas e dispositivos que executam Android.  Por isso mesmo, os smartphones Pixel da Google serão os primeiros a receber a atualização para o Android 12. Igualmente, a anunciar-se um novo membro mobile da família Pixel, este deverá vir de origem já com o novo sistema operativo.

Atualmente, a versão de developer preview pode ser instalada num dos seguintes dispositivos:

  • Pixel 3, Pixel 3 XL, Pixel 3a, Pixel 3a XL
  • Pixel 4, Pixel 4 XL, Pixel 4a, Pixel 4a XL (5G)
  • Pixel 5

Pode ser ainda colocado em cima da mesa que a Google estabeleça uma estratégia de lançamento com parceiros, para que os dispositivos dos mesmos sejam distribuídos com Android 12 de origem.

Data de lançamento

Todos os anos, a Google segue um padrão nos lançamentos de uma nova versão do Android, pelo que se espera que este ano não seja diferente. Primeiramente, é lançada uma versão de developer preview, seguida do lançamento da versão beta ao público e por fim, a distribuição oficial a todos os consumidores.

Sendo uma versão antecipada com foque em testes por desenvolvedores, a developer preview do Android 12 foi lançada a 18 de fevereiro de 2021. É por isso uma versão que poderá ainda ter alguns bugs e correções a serem feitas antes de chegar a uma versão beta ao público.

Em meados de maio, a Google costuma ser a anfitriã da sua conferência Google I/O com foco nos desenvolvedores, na qual é lançada a versão beta do novo sistema operativo Android ao público em geral. Para 2021, ainda não existem datas anunciadas para esta conferência, especulando-se que o mesmo deverá ocorrer em maio.

Por último, o lançamento ao público em geral da versão oficial do Android 12 não deverá ocorrer antes de setembro de 2021. As versões anteriores do Android 10 e 11 tiveram o seu lançamento oficial no início de setembro de 2019 e 2020, respetivamente, motivo pelo qual deveremos apontar para o final do verão ou início do outono.  

Quanto a ti, estás ansioso por esta nova versão de Android? Ou tens dificuldade em manter-te a par com as atualizações mais recentes do sistema operativo da Google? Partilha connosco a tua experiência.