Há uma nova rede social que tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade, principalmente em Silicon Valley e junto de diversas celebridades. Chama-se Clubhouse e, para já, é uma espécie de clube secreto onde só entra quem conseguir um convite. Além disso, atualmente ainda só está disponível para iPhone, apesar de já ter sido anunciado que a versão Android está para breve. Curioso? Continua a ler, vamos contar-te tudo sobre a rede social do momento.

O que é a Clubhouse?

Apesar de não serem novidade, só mais recentemente é que os podcasts realmente conquistaram o mundo. Hoje em dia há muita oferta de podcasts de todos os tipos, de todos os temas e em diferentes línguas. Outra grande tendência é o streaming, ou seja, a transmissão em direto de conteúdos através da internet. Ora, Clubhouse é o melhor destes dois mundos.

Clubhouse é uma rede social baseada em voz. Dentro dela há salas onde as pessoas conversam, em tempo real e acessíveis a qualquer utilizador. Estas salas são uma espécie de fóruns, na medida em que cada uma possui um tema específico. O utilizador pode entrar e sair dessas salas, conforme bem entender e, se quiser participar, basta “levantar a mão”, selecionando essa opção, para que os moderadores saibam que pretende dizer algo. Cada utilizador também pode criar a sua própria sala e convidar quem desejar para ela.

A ideia nasceu no ano passado, em março de 2020, pelas mãos de Paul Davison e Rohan Seth. O objetivo, conforme explicado no blog da empresa, era criar uma experiência social mais humana, onde em vez de postar, o utilizador podia simplesmente reunir-se com outras pessoas e conversar. É por isso que a app foi desenhada para funcionar diretamente com o microfone do iPhone ou dos headphones, com fio ou bluetooth, sem necessidade de mais nenhum equipamento.

Como funciona e como ter acesso?

A plataforma funciona apenas com áudio em streaming, não sendo possível guardar ou gravar quaisquer conversas. Não existe câmara, portanto o utilizador pode estar a fazer qualquer coisa enquanto participa numa conversa. E claro, não tem que se preocupar com o que tem vestido.

Neste momento, é necessário receber o convite de algum utilizador para conseguir entrar na plataforma. Ou, em alternativa, existe uma lista de espera onde se podem inscrever. Assim que alguém recebe o convite, basta descarregar a aplicação, inserir os dados, criar o perfil e escolher os seus interesses. Essas respostas vão ajudar a app a filtrar as salas de conversa, apresentando ao utilizador assuntos que lhe poderão interessar mais. Ainda assim, todas as salas são abertas, o que quer dizer que podes sempre procurar alguma em específico e entrar.

Seja por esta exclusividade ou simplesmente pela novidade, a verdade é que algumas celebridades já se renderam à plataforma. Oprah Winfrey, Kevin Hart, Drake, Chris Rock, Ashton Kutcher e até Elon Musk são alguns dos nomes conhecidos que se encontram por lá. Clubhouse permite-te estar na mesma “sala” que algumas destas pessoas e, quem sabe, conversar diretamente com elas. De qualquer forma, só o futuro dirá se Clubhouse vai vingar e tornar-se na nova rede social do futuro ou se acabará por desaparecer eventualmente, como tantas outras.