Todo o utilizador de iPhone conhece e adora as iMessages. É este o nome dado ao serviço de mensagens da Apple, disponível não só no iPhone como também nos restantes dispositivos como Mac e iPad. A grande magia aqui é que as iMessages são muito mais do que simples mensagens de texto enviadas através de internet e não de redes móveis. Há muito mais opções disponíveis desde o envio de qualquer ficheiro, inclusive fotografias de grande resolução até mensagens de áudio. Com isso em mente, decidimos recolher algumas das melhores funcionalidades das iMessages e contamos-te tudo neste artigo.

Sincronizado com o iCloud

Se há uma característica do mundo Apple que fideliza os clientes é o ecossistema dos produtos da marca. A forma como os dispositivos se ligam entre si, a partilha de ficheiros e de aplicações e a sincronização na cloud são, sem dúvida, grandes mais valias oferecidas ao utilizador Apple. Com as iMessages, existe também a possibilidade de ter um backup constante de todas as conversas e sincronizado em todos os dispositivos. Para ativares esta função basta ires a Definições > carregares no teu nome > iCloud e aqui ligar a opção das Mensagens.

Uma nota importante: se apagares uma conversa de um dispositivo, essa mesma conversa será apagada em todos os outros equipamentos. O mesmo com o tempo em que escolhes manter as conversas gravadas, podes guardar para sempre ou definir uma validade, o que acaba por ser bastante útil para poupar espaço.

Silenciar conversas

Agora com as mensagens de grupo esta função faz ainda mais sentido. Nem sempre conseguimos ver em tempo real todas as mensagens que nos enviam e, para nos mantermos concentrados no trabalho, é importante que o iPhone não esteja constantemente a receber notificações. Sim, existe a opção de Não Incomodar, mas imagina que estás à espera de algum telefonema ou mensagem? O ideal seria silenciares apenas o que precisas e podes fazer isso nas iMessages.

Para isso, basta abrires as Mensagens, deslizares da direita para a esquerda nas mensagens que pretendes colocar em mute e tocar no símbolo sino. Sabes que essa conversa está silenciada porque do lado esquerdo aparece o símbolo do Não Incomodar, ou seja, uma meia lua.

Reencaminhar Mensagens

O reencaminhamento de mensagens é muito popular no WhatsApp, mas sabias que também o podes fazer nas Mensagens da Apple? Entra na conversa pretendida, carrega em cima da mensagem que queres reencaminhar e seleciona a opção Mais… De seguida essa mensagem fica selecionada e agora, basta tocar na seta que surge no canto inferior direito e adicionar para quem queres enviar aquela mensagem.

Reagir a mensagens

Por vezes não temos nada em concreto para responder mas queremos dar a entender de que vimos a mensagem e que concordamos. Nas iMessages podes fazê-lo dando dois toques em cima da mensagem em questão. Vai surgir um balão com algumas figuras (coração, gostar, não gostar, “haha”, exclamações e interrogações) e só tens que selecionar aquela que fizer mais sentido.

Afixar conversas

Uma das mais recentes novidades é a possibilidade de afixar conversas no topo da aplicação. Desta forma, as pessoas com quem falas mais vezes aparecem sempre no topo e não precisas nem de pesquisar nem de andar a fazer scroll até encontrares. Há duas formas de o fazer:

  1. Deslizar da esquerda para direita na conversa e clicar no símbolo de alfinete que aparece
  2. Tocar e manter o dedo pressionado sobre uma conversa e, de seguida, arrastá-la para cima

Escrever à mão

O iPhone tem uma opção para escrever à mão, provavelmente desconhecida da maioria. Pode ser útil para dar um toque mais pessoal àquela mensagem especial. Como usar? Dentro das Mensagens roda o iPhone na horizontal. No teclado vai surgir o ícone de manuscrito:

botão Escrita

Clica nesse ícone. De seguida surge um ecrã em branco para que possas “desejar”, que é como quem diz, escrever à mão o que desejares, ou se preferires, selecionar uma das opções já existentes. O mais engraçado é que o destinatário recebe a animação com o desenho das letras, como se estivesse a ver a pessoa a escrever aquelas palavras.

Adicionar efeitos especiais

É possível animar as nossas mensagens com uns efeitos no mínimo… diferentes. E há duas formas de o fazer, usando os chamados de efeito balão, ou em ecrã completo. As opções são: tinta invisível, suave, enviar com força e estrondo. Estes são os efeitos que podes atribuir à mensagem que queres enviar. Para isso, depois de escreveres o texto (ou adicionares uma imagem, etc), mantém premido o botão de enviar até surgirem, do lado direito, as opções descritas acima. Agora é só selecionares a tua preferida e enviar.

Não saias já desse ecrã. Por cima, ao lado de Balão, há outra palavra, certo? Ecrã. Se mudares para Ecrã, o que acontece é que esse efeito surge no ecrã completo e, portanto, será assim que o destinatário vai receber essa mensagem. Outro pormenor interessante é que existem palavras-chave com efeitos específicos. São elas: Feliz aniversário, Feliz ano novo, Feliz ano novo chinês e parabéns. Se enviares estas palavras sozinhas, sem mais texto nenhum, o destinatário tem direito a uns efeitos surpresa.

Escolher quem recebe recibos de leitura

Os recibos de leitura notificam os remetentes quando as mensagens são lidas pelo destinatário. Podes simplesmente desligar esta opção nas definições mas, se precisares que alguém receba os tais recibos (mãe, filho, namorado, etc) também o podes fazer. Entra na conversa com a pessoa que pretendes que receba notificações de mensagens lidas. De seguida carrega na cara da pessoa, em cima e depois em Informação. Agora basta ativar a função Recibos de Leitura. Desta forma, apenas ativas esta opção para quem pretenderes.