O espaço e os planetas que nos rodeiam ainda guardam muitos segredos por descobrir. A NASA fez recentemente avanços ao conseguir aterrar um robô autónomo no solo de Marte. Agora, para celebrar o momento, criou um serviço online que permite os utilizadores se colocarem em Marte!

O que é a operação Marte 2020?

Marte 2020 é uma operação da agência espacial norte americana (NASA) que tem como objetivo descobrir sinais de vida marciana.

A operação conta com a ajuda do robô "Perseverance", apelidado de "Percy" e do helicóptero "Ingenuity" que juntos irão vasculhar o solo de Marte em busca de evidências de vida. Perseverance foi lançado do nosso planeta em julho de 2020 e aterrou no solo de Marte no passado dia 18 de fevereiro de 2021 às 20:55 UTC.

O local escolhido para aterragem foi uma cratera que terá sido um lago e delta de um rio há vários anos atrás.

Como tirar uma fotografia em Marte

Visto que nenhum de nós pode ir a Marte tirar uma serlfie para partilhar nas redes sociais, a NASA decidiu faciliar-nos a vida criando uma nova ferramenta online: Mars Photo Booth. Com ela, podes colocar-te num dos oito fundos de marte e partilhar com todos os teus amigos a fotografia que te "tiraram em Marte". A ferramenta ainda permite que te faças acompanhar de um amigo especial, como um animal de estimação!

Eis uma fotografia minha em Marte! Como deves calcular, não demorou muito até as redes sociais estarem inundadas com fotografias de vários Humanos no solo de do planeta vermelho.

Se quiseres tirar uma fotografia Marte, podes fazê-lo através do Photo Booth da NASA. Partilha depois nas redes sociais a tua foto ou do teu animal de estimação e utiliza as hashtags #CountdownToMars e #mars2020 para que todos a possam ver!

Esta não é a única ferramenta que a NASA disponibilizou para os utilizadores comuns se entreterem com a sua atividade. Podes saber mais detalhes no site da NASA. Há ainda filtros para o Instagram como o que coloca os auscultadores de controlo da missão ou o que coloca o rover no chão de qualquer divisão.


Podes acompanhar todos os movimentos e descobertas do Preservereance em Marte através das redes sociais da NASA desde Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e o canal JPL.