Nova forma de desbloqueio

Com já mais de 1 ano de pandemia, uma das principais dificuldades dos donos de iPhones mais recentes tem sido o desbloqueio usando o Face ID com máscara, o que para muitos fez desejar o regresso do Touch ID como vimos no redesenhado iPad Air. Com a versão 14.5 do iOS, é possível desbloquear o iPhone com o Apple Watch, para que não tenhamos que colocar o código cada vez que nos encontramos a utilizar a máscara.

Para poderes usar o desbloqueio com Apple Watch, é preciso que também este dispositivo tenha a versão mais recente do watchOS 7.4 - disponibilizada a par destes novos updates.  A ativação desta funcionalidade é feita no menu de Definições, acedendo a Face ID. Depois de introduzires o código, navega até Desbloquear com Apple Watch e seleciona o toggle da funcionalidade. Uma vez ativado, quando estiveres com o Apple Watch desbloqueado com código e próximo do iPhone, basta deslizares para cima neste e o mesmo estará desbloqueado. Uma notificação aparecer-te-á no Apple Watch e caso o tenhas desbloqueado acidentalmente, poderás bloqueá-lo através do smartwatch.

Novas vozes na Siri

A partir do iOS 14.5 a Siri deixa de ter uma voz padrão definida, permitindo que os utilizadores escolham a voz que fala com eles quando configuram o dispositivo pela primeira vez e, em inglês, agora podem selecionar opções de voz mais diversas.

Reportar incidentes na via? É possível!

Uma das grandes novidades da aplicação Mapas é a tão aguardada funcionalidade de reporte de incidentes na via. De forma semelhante ao Waze, os utilizadores podem agora durante a navegação reportar acidentes, perigos na via ou radares de velocidade.

Para isso, ao navegar deves clicar na seta para cima presente na secção inferior. Depois, bastar selecionar Reportar e selecionar uma das 3 opções. Esta funcionalidade também está disponível no CarPlay e ativando através da Siri ao dizer "Hey Siri, há um acidente aqui".

Novo Apple Podcasts

O Apple Podcasts recebe o maior update desde a sua apresentação há mais de 15 anos. O novo Apple Podcasts introduz páginas de programas redesenhadas para facilitar a reprodução, bem como uma opção de guardar e descarregar episódios para que sejam adicionados automaticamente à Biblioteca para acesso rápido.  Gráficos principais, categorias e coleções selecionadas na guia Pesquisar ajudam os ouvintes a descobrir novos programas. O novo Apple Podcasts também possibilita aos Podcasters criarem um plano de assinaturas para o seu podcast.

Apple Fitness+ recebe o AirPlay 2

A nova atualização traz-te a possibilidade de desfrutares da subscrição do Apple Fitness+ na televisão, usando o AirPlay 2 para transmitir para uma televisão compatível. Para tal, será necessário que também o Apple Watch esteja atualizado para a versão 7.4 do WatchOS.

Apesar de passar a ser possível transmitir o treino na televisão, ainda não será apresentado na mesma os anéis de atividade e métricas de treino. Estes indicadores apenas serão apresentados no Apple Watch e no iPhone ou iPad em que o treino começou. De notar que o Apple Fitness+ ainda não está disponível em Portugal.

Novos emojis

Os fãs de emojis ficarão entretidos com as novas adições de emojis ao iPhone e iPad. Rostos nas nuvens e corações em chamas são apenas dois dos novos 217 emojis que podes consultar na Emojipedia. Com este novo update do iPadOS 14.5 passa a ser possível pesquisares por emojis no teclado do iPad.

Mais novidades

Mantendo o foco na privacidade e segurança, o iOS e iPadOS levarão as aplicações a requerer autorização explícita para que possam rastrear o utilizador. Igualmente, o mesmo pode recusar ser rastreado pelas aplicações.

O update do iOS 14.5 inclui ainda suporte aos novos Apple AirTags e o novo wallpaper roxo padrão do iPhone 12 roxo.

Para os jogadores, passará a ser possível jogar no iPhone e iPad utilizando os comandos DualSense da PlayStation 5 ou da Xbox Series X. As novidades não chegam apenas aos dispositivos móveis e no tvOS 14.5 também será possível utilizar estes controladores.

Os detentores de um iPhone 12, iPhone 12 Mini, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max poderão agora utilizar redes 5G com suporte dual-SIM.

A aplicação Encontrar poderá agora localizar os fones PowerBeats Pro, adicionalmente aos dispositivos Apple que já consegue encontrar (Mac, iPhone, iPad, Watch e AirPods).

Por último, a funcionalidade de Rabisco (também conhecida como Scribble) receberá suporte para mais uns conjunto de idiomas, como francês, espanhol, alemão, italiano e português.

As novidades são muitas e boas, cobrindo um espectro grande de diversidade capaz de agradar a diferentes perfis de utilizador. Deixa aqui o teu feedback sobre o iOS e iPadOS 14.5.