Em 2020, a pandemia de COVID-19 levou ao cancelamento da Google I/O, a conferência anual da gigante californiana dedicada às novidades em software e hardware. Mas, este vez, com o lançamento e aplicação da vacinação contra o novo coronavírus a todo vapor, a Google irá hospedar a conferência de programadores no próximo mês de maio.

Sundar Pichai, CEO da Alphabet Inc (dona da empresa Google), confirmou a notícia de que a conferência Google I/O 2021 terá início no dia 18 de maio e terminará na mesma semana, a 20 de maio. Apesar disso, a conferência não acontecerá localmente na sede da Google mas sim através de meios digitais.

Android 12

Espera-se que nesta conferência de 2021 a Google anuncie os novos recursos-chave do Android 12. Note-se que a empresa lançou há algumas semanas o programa beta do Android 12 para os programadores e só em breve é que começará a ser distribuída a sua versão beta pública.

A versão final do Android 12 será disponibilizada aos dispositivos elegíveis, provavelmente em agosto ou em setembro. Conhece aqui já algumas novidades do Android 12 - do que se conhece nas betas.

Pixel 5a

O Pixel 5a deverá ser apresentado nesta conferência, sendo que depois será lançado provavelmente nas semanas seguintes.

O novo Pixel 5a terá um ecrã full HD+ OLED de 6,2 polegadas. Espera-se que ele tenha uma câmara ultrawide de 8MP na frente do aparelho. Na parte traseira, as informações apontam para um sistema de câmara dupla de 12.2MP, composto por uma lente principal wide e uma ultrawide. Um conjunto de câmaras similar ao Google Pixel 5 ou Pixel 4a 5G.

A nível do processador deveremos ter o Qualcomm Snapdragon 765G octa-core com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento.

Auriculares Pixel Buds A

Na Google I/O 2021 deverão ainda ser apresentados os auriculares Pixel Buds A, que serão lançados para fazer chegar a já tão elogiada experiencia dos Pixel Buds 2 a mais utilizadores. Espera-se que sejam lançados muito brevemente, logo a seguir à conferência ou no mês seguinte de junho.

Google Stadia

Recentemente, a Google anunciou que encerraria os seus estúdios de jogos exclusivos Stadia, isto apenas menos de um ano depois de os abrir. Isto acontece porque a empresa não está a obter o sucesso esperado com a sua plataforma de streaming de jogos, pelo menos tal como a mesma está atualmente. No entanto, o Stadia ainda é um produto ativo e provavelmente haverá muitas notícias sobre o mesmo no I/O 2021.

É provável que a Google expanda o suporte da plataforma a outros dispositivos, que anuncie novas parcerias de jogos ou até mesmo atualizações em todo o modelo de negócios, para que o Google Stadia consiga competir com os seus rivais.

Google Assistant

O assistente de voz da Google é a cola que mantém todos os produtos da empresa juntos. Nas conferências I/O de anos anteriores, o motor de pesquisas mais popular do mundo apresentou novos recursos para este software, como, por exemplo, fazer reservas para um restaurante através do assistente de voz. Não seria surpreendente ver novos recursos do Google Assistente revelados durante a conferência virtual deste mês de maio.