Para os mais jovens que já nasceram no meio da tecnologia pode ser difícil imaginar a vida sem um smartphone, sem uma smart tv ou sem uma máquina fotográfica, que também filma e que permite fazer tudo como um verdadeiro profissional. Mas a verdade é que todos estes dispositivos tiveram um início e a partir daí evoluíram até chegarem ao nível de hoje.

Neste artigo damos-te a conhecer 5 dos gadgets que revolucionaram o mundo. Aqueles gadgets que por tão inovadores para a época, criaram tendências e mudaram a sociedade para sempre. Vens connosco nesta viagem?

Kodak Brownie 127 camera

O nascimento das máquinas fotográficas deve-se a esta câmara. A Kodak Brownie foi lançada em fevereiro de 1900 e custava apenas 1 dólar (e o rolo também era igualmente barato). Era tão pequena que podia ser enfiada no bolso do casaco e isso fez com que as câmaras saltassem dos tripés para o dia-a-dia das pessoas.

Sony Walkman

Foi o primeiro player de música que oferecia portabilidade, simplicidade e acessibilidade. Estávamos em 1979 quando a Sony lançou este gadget quase do tamanho de uma cassete que cabia num bolso e que podia ser levado para todo o lado. Foram vendidos mais de 200 milhões de Walkmans e a partir daqui surgiu o leitor de CD’s e o tão famoso iPod da Apple capaz de guardar milhares de músicas sem necessidade de um formato físico como uma cassete ou um CD. Hoje em dia é tudo muito mais digital e a música ouve-se essencialmente através de plataformas de streaming, acessíveis a partir de diferentes dispositivos, desde o computador, ao smartphone.

IBM 5150 personal computer

Como era o primeiro computador? Não muito diferente dos modelos atuais, pelo menos no que toca aos computadores de secretária. Estávamos em 12 de agosto de 1981 quando a IBM lançou o 5150, alterando para sempre a vida em casa e no escritório. Era vendido por 3 mil dólares e vinha com um processador Intel 8088 de 4,77 MHz e até 256 KB de memória. Pesava cerca de 11 kg e tinha um formato quadrado, muito similar aos atuais PCs. Mais tarde, em 1984, a Apple estreou o Macintosh com uma apresentação lendária, com Steve Jobs a brilhar no palco e com o próprio aparelho apresentando-se com voz.

Nintendo Game Boy

Mais um clássico que foi um tremendo sucesso na sua época e, por isso, tinha que constar na lista dos cinco gadgets que revolucionaram o mundo. Foi lançado em 1989 no Japão e, desde então, foram vendidas mais de 100 milhões de unidades desta mini consola, em tamanho de bolso. Qual era a grande vantagem? Permitia jogar os melhores jogos, em todo o lado, a qualquer momento. Estamos a falar dos famosos Tetris, Super Mario e Pokémon, por exemplo. A partir daqui começou a surgir uma mudanças de paradigma no design de jogos para smartphone que acabou por influenciar todo este mercado.

Apple iPhone

O iPhone não foi o primeiro telemóvel a ser lançado, obviamente. Nem o primeiro smartphone. Mas foi o primeiro dispositivo a combinar tecnologia de ponta, acessibilidade com um design único e, acima de tudo, bonito. Com o primeiro iPhone, em 2007, nasceu uma nova era no que aos smartphones diz respeito. Todos queriam este pequeno computador que também era telefone e que cabia num bolso e com ecrã táctil. Vinha com poucos botões e praticamente todas as operações eram feitas clicando no próprio ecrã, em “botões” que apareciam e desapareciam. O iPhone popularizou, ainda, as aplicações móveis e mudou para sempre a forma como nos comunicamos, fazemos compras, trabalhamos e nos entretemos.