A pandemia da COVID-19 obrigou-nos a mudar de hábitos e de estilo de vida, a abandonar o local de trabalho e a fazer tudo a partir de casa. Muitos de nós nem sequer tínhamos um escritório em casa porque nunca tivemos tal necessidade.

Agora que tudo mudou, há que garantir as condições mínimas para trabalhar a partir de casa de forma confortável e produtiva. Por isso, reúno neste artigo, um conjunto de produtos e acessórios que considero fundamentais para que qualquer trabalho a partir de casa seja eficiente. Segue comigo...

Escritório em Casa

Comecemos pelo mais simples – o local de trabalho – que deve ser o mais confortável possível para que consigas trabalhar várias horas seguidas sem que a tua produtividade diminua drasticamente.

Cadeira JÄRVFJÄLLET

Quando se passa muito tempo sentado na mesma posição é importante dar privilégio a uma boa cadeira. Um modelo que seja ergonómico, confortável e que permita trabalhar horas a fio sem causar desconforto ou dores.

Este modelo da Ikea permite ajustar diversos parâmetros deste a altura, inclinação, distância do assento, altura do apoio da cabeça e até da altura do apoio lombar. Um investimento que vai tornar todo o trabalho a partir de casa mais agradável.

Secretária Rodulf com altura regulável

Se passas demasiado tempo a trabalhar na secretária, talvez esteja na altura de fazer um bom investimento. Nesse campo, a Rodulf da Ikea é uma excelente candidata por permitir que se trabalhe tanto sentado como de pé.

Esta secretária permite alterar a sua altura de modo a poderes trabalhar sentado ou de pé. Esta é uma funcionalidade útil que mudará por completo a forma como trabalhas e é bem capaz de dar um boost à tua produtividade.

O valor pode não agradar a todos os bolsos mas é sem dúvida algo a ponderar e, para além disso, é apenas uma sugestão das imensas soluções que há disponíveis no merdado, desde elétricas a manuais.

Bases para copos

Passar muito tempo sentado a trabalhar ou estudar torna-se cansativo ao fim de algum tempo. O melhor é manteres-te bem hidratado e beber água durante o teu trabalho ou, outra bebida que te ajude a estimular e aumentar a tua produtividade, como café!

Seja qual for a tua bebida de eleição, o melhor é que não danifique a tua secretária e, para tal, podes utilizar uma base para copos. Há diversas opções mas, deixo aqui uma sugestão, que são as que eu uso no meu setup.

Tecnologia e Dispositivos

Findos os materiais essenciais do escritório, passemos a alguns dispositivos que considero requisitos básicos para um trabalho em casa de qualidade.

AirPods Pro

Estes são os meus auriculares wireless de eleição. Não só para trabalhar mas para qualquer tarefa do dia a dia como, arrumar a casa, dar um passeio, ouvir música, entre muitas outras. São confortáveis e a bateria tem uma duração bem satisfatória.

A grande vantagem deste modelo é o facto de terem cancelamento ativo de ruído, que é super útil se tiveres mais pessoas em casa e te quiseres concentrar. Ativando o cancelamento ativo de ruído deixarás de ouvir tudo o que te rodeia, mas se alguém se dirigir a ti por alguma razão, podes, sem qualquer dificuldade, trocar para o modo de transparência para a conseguires ouvir.

Carregador wireless para secretária

Durante todo o tempo que passamos sentados na secretária a trabalhar no computador, para quê termos o nosso smartphone a perder carga? Que tal uma dock para carregamento wireless para manter o teu smartphone carregado e, ainda, num bom ângulo para veres todas as notificações.

Este modelo que sugiro é uma dock que te permite também carregar um Apple Watch e qualquer outro dispositivo compatível com o standard Qi. Claro que, se não tiveres interesse num carregador tão versátil e completo, podes sempre optar por um simples que carregue o teu smartphone. Mas garanto que depois de teres, não vais querer viver sem ele!

Monitor Ultrawide

Quem faz muitas tarefas ao mesmo tempo sabe o quão frustrante pode ser ter de trabalhar horas a fio com um ecrã pequeno. Muitos de nós nem sequer estavam habituados a ter de trabalhar a partir de casa e tinham apenas um portátil para as tarefas mais simples.

Pois bem, se te revês na situação de precisar de um ecrã maior, o conselho vai para um monitor ultrawide. Este modelo da Philips apesar uma boa resolução, um ótimo tamanho e, claro, um design que deixa qualquer um apaixonado.

Stand para monitor

Se vais seguir a dica anterior e adquirir um monitor, seja ele ultrawide ou não, ou até se já tens um aí por casa, sabe que devemos sempre manter o monitor a uma altura adequada a nós e à à nossa postura.

Nesse sentido, e visando que por vezes os monitores não permitem atingir determinadas alturas com os seus stands, este stand da BlitzWolf é uma ótima alternativa.

O preço é apelativo e nem vais precisar de fazer furos na parede. Indicado até para estudantes que muitas vezes vivem em casa alugadas e que agora se vêm forçados a procurar soluções além do monitor simples.

Nota que, nas imagens do monitor ultrawide da Philips, o mesmo estava seguro com este stand da BlitzWolf. E que bem que tica em qualquer setup!

Dock

Hoje em dia cada vez mais vemos as fabricantes de computadores a cortarem no número de entradas disponíveis. A Apple é o melhor exemplo de uma empresa que apenas tem portáteis com portas USB-C.

Se te vês na situação de ter poucas entradas no teu portátil e necessitares de mais, uma dock pode ser uma boa alternativa. Sobretudo se pretendes utilizar um monitor externo.

Eu, pessoalmente, recomendo esta mesma da Elgato que apresenta uma excelente qualidade de construção. Tenho-a em minha casa, escondida atrás da secretária, onde ligo um monitor 4K, as minhas colunas, um microfone USB, um cabo ethernet, um cabo para carregar o meu iPad e ainda me sobra uma porta USB extra. Tudo isto enquanto carrego o meu MacBook Pro de 13 polegadas a todo o gás.

Nota que a versão que recomendo é a Pro, apesar de eu ter a versão anterior, uma vez que à data de compra não existia ainda esta versão.

Muitos de nós vimo-nos obrigados a improvisar escritórios em casa, ou até a passar a trabalhar mais em zonas onde não trabalhávamos antes. O que acontece é que muitas vezes nesses mesmo locais, a cobertura Wi-Fi nem sempre é a melhor.

Quando a situação é mesmo essa – estarmos a uma distância significiativa do router da operadora – a solução pode passar por um outro router que sirva de AP (Access Point).

Este modelo é dos mais baratos no que toca a routers com ligação 2.4 GHz e 5 GHz, pelo que é a minha recomendação a todos os que se dirigem a mim com este assunto.

A configuração como AP é simples e pode ser facilmente encontrada com uma pesquisa rápida na internet.

Light Bar para secretária

Esta light bar foi das melhores aquisições que fiz nos últimos tempos para o meu setup e que me ajuda imenso durante o trabalho.

Não faz mais do que iluminar a minha secretária mas o que faz dela uma excelente escolha é o facto da iluminação vir de cima, não ficando obstruída por nada. Com um candeeiro tradicionar é mais fácil criar sombras que chateiam quando se está a tabalhar. Esta é uma excelente solução para esse problema.

Acessórios e Truques

Caderno e Caneta

A não ser que já tenhas abraçado por completo a tecnologia e já tire todas as tuas notas em digital, não pode faltar um caderninho de notas e uma caneta. Apontar pequenos detalhes, guiar o trabalho que estamos a fazer, anotar algo para não nos esquecermos. Um caderno dá sempre jeitinho por perto! Um caderno e uma caneta, claro!

Este não deixo link para comprares, até porque todos os meus são de conferências ou eventos nos quais participei. Mas em qualquer papelaria na tua zona conseguirás encontar um, ou até num hipermercado.

Smartphone como webcam

No campo das dicas/truques, trago-te uma aplicação que te permite transformar o teu smartphone numa webcam. Apesar de haver várias disponíveis, recomendo-te aquela que uso diariamente em reuniões no Zoom. É simples e fácil de usar.

Para usufruires da experiência terás de instalar no teu computador e no teu smartphone ou tablet.