Quando se fala em tablets, provavelmente o primeiro que te vem à cabeça é o iPad da Apple. É verdade que a Apple revolucionou o conceito de tablet quando lançou o seu primeiro modelo em 2010, mas, na realidade, o iPad não foi o primeiro tablet do mundo. Reza a história que o primeiríssimo tablet com aparência e forma similar aos que existem hoje em dia, foi o GRiDpad Pen Computer, lançado em 1989 pela Grid Systems. Pesava 2 kg e tinha um processador de 20 MHz. Mas o assunto de hoje não é história. Neste artigo trazemos-te uma seleção dos melhores tablets à venda em Portugal, de diferentes marcas, preços e funcionalidades.

Apple iPad - Considerado o melhor pela maioria

O modelo básico, por assim dizer, do iPad é, regra geral, o mais popular. A versão mais recente foi lançada em 2020 com um novo processador - o A12 Bionic, o mesmo do iPhone XS, desde 2018. Para uma utilização muito profissional que exija grande performance provavelmente não será a escolha mais indicada, mas é perfeito para fazer todo o tipo de atividades do dia-a-dia: ver filmes, ler, editar vídeo, criar designs mais simples, fazer videochamadas, etc. Tem um ecrã de retina de 10,2 polegadas e é ainda compatível com o Smart Keyboard e com o Apple Pencil, permitindo adiantar algum trabalho fora do computador. Está disponível desde 399 euros.

Samsung Galaxy Tab S6 Lite - o Android mais em conta

Do lado do Android, este Galaxy Tab S6 Lite é sem dúvida uma boa aposta. Bom ecrã de 10,4 polegadas, design fino e leve e, já vem com uma S Pen incluída pronta a ser utilizada. A capa é vendida em separado, mas mesmo que optes por não a comprar, a caneta adere de forma magnética ao próprio tablet. O preço normal ronda os 399€ euros, mas no momento da escrita deste artigo a Radio Popular oferecia o preço promocional de 299 euros.

Apple iPad Mini - O mais portátil

O prémio do tablet mais portátil vai sem dúvida para o iPad Mini. Com um ecrã retina de 7,9 polegadas com True Tone, processador A12 Bionic e agora compatível com Apple Pencil, o iPad Mini é o companheiro perfeito para levar na mala para qualquer viagem. O preço: desde 469 euros.

Apple iPad Pro - O modelo premium

Ainda na Apple, temos que destacar o Pro. O iPad mais caro da Apple está disponível a partir de 909 euros e tem como objetivo substituir a necessidade do computador. Segundo a própria Apple, o iPad Pro é mais poderoso que 92% dos PCs disponíveis no mercado. O sistema operativo traz algumas características do próprio macOS, tem uma nova porta USB-C que permite conectar mais dispositivos e vem equipado com um ecrã 4K.

Samsung Galaxy Tab S7+ - O melhor tablet Android

Nem toda a gente é fã da Apple e para todos esses a Samsung criou o Tab S7+. Melhor desempenho, bom áudio, ecrã OLED de 12,4 polegadas e, como o anterior, vem com a S Pen incluída. É um bom tablet para ver conteúdos, para jogar, desenhar ou fazer pequenos rabiscos. Além disso, pode ser usado no modo DeX, uma interface de utilizador semelhante a um desktop que transforma o Tab S7 Plus num laptop improvisado. O preço? Atualmente consegues comprá-lo no site da Samsung a partir de 829,00 euros.

Microsoft Surface Go 2 - o melhor 2 em 1

Para quem utiliza muitos softwares exclusivos Windows no seu trabalho e procura alguma portabilidade, o Surface Go 2 é a escolha acertada. Porquê? Porque sim, é um tablet, mas que vem com sistema operativo Windows, aproximando-o mais do conceito de computador, principalmente se utilizado com o teclado/capa, rato e/ou caneta. Mas atenção: todos estes acessórios são vendidos à parte. Quanto ao equipamento, tem 10,5 polegadas, boa qualidade de imagem, uma bateria com duração até 10 horas e vem com uma porta USB-C. Está disponível a partir 419 euros.

Amazon Fire HD 10 Kids Edition - O melhor tablet para crianças

Se há algo em comum com todas as crianças é o fascínio pela tecnologia. Não podem ver um smartphone, um tablet ou um simples comando de televisão. Com isso em mente, e para que os pais consigam prolongar a vida dos seus queridos (e caros) equipamentos, a Amazon lançou uma versão do Fire HD à prova de crianças. É idêntico ao original, mas vem com uma capa especial, mais segura, mais resistente e que permite segurar o tablet de pé. Encontramos esta maravilha no site da Amazon Alemã por 199.99€.