O serviço de streaming da Netflix foi o primeiro a surgir no mercado e, desde então, continua a ser a plataforma de eleição de pessoas de todo o mundo. Tem diversidade de conteúdos, lançamentos novos todos os meses, facilidade de utilização e a possibilidade de partilhar a subscrição com outros.
O que muitos não sabem, é que existem alguns recursos “escondidos”, verdadeiros hacks, que permitem elevar a experiência de utilização a todo um outro nível. Curioso? Estes são os truques da Netfliz que precisas de conhecer para tirar o máximo proveito do teu serviço de streaming.

Códigos secretos

A Netflix tem todo um algoritmo que é alimentado com base na utilização que damos ao serviço. Isto pode ser óptimo se não quisermos perder muito tempo à procura de novos conteúdos já que a plataforma acaba por nos sugerir filmes e séries com base no nosso “gosto”. Mas, e se quisermos algo completamente diferente das sugestões? Podemos recorrer a códigos específicos para cada género. Esta dica apenas funciona no browser porque precisamos de escrever o URL e permite-nos, por exemplo abrir todo o catálogo de comédia, anime, westerns clássicos, etc.

Seção "Ação e Aventura" Netflix

Como? É muito simples. No endereço http://www.netflix.com/browse/genre/NÚMERO substituimos a palavra NÚMERO pelo código correspondente e temos acesso a essa categoria. A lista completa dos códigos pode ser consultada aqui, mas a título de exemplo, o 1365 é de Ação e Aventura e 10499 dá acesso a thrillers de crime.

Utiliza uma VPN para aceder a conteúdos de outro país

Os conteúdos da Netflix não são iguais para todos os países. Há filmes e séries que só estão disponíveis em determinados locais e, para os conseguires ver precisas de estar nesse país ou, então, usar uma VPN. Caso queiras ver uma série que só existe na Netflix do Brasil só tens que instalar uma VPN, conectá-la ao Brasil e aceder à Netflix a partir dessa ligação.

Cria um perfil para cada utilizador

Esta dica é bastante básica mas faz mesmo muita diferença. Se a mesma conta é utilizada por mais que um utilizador, o melhor é mesmo criar perfis diferentes. Desta forma, as preferências de cada um ficam separadas, o que acaba por ser especialmente vantajoso para quem tem crianças. Desta forma, os pais não precisam de ver sugestões de desenhos animados, as crianças não acedem a conteúdos impróprios para a sua idade e, além disso, é ainda possível bloquear com um PIN os perfis, impedindo os mais novos de entrar nas contas dos adultos.

Descarregar filmes e séries para ver offline

Sabias que é possível descarregar muitos dos filmes e séries para o teu smartphone e tablet para veres de forma offline? Só funciona na app, ou seja, no browser não é permitido, mas dá muito jeito em viagens, por exemplo. Antes de viajar descarregas alguns episódios e depois consegues assistir a tudo o que descarregaste sem necessidade de uma ligação à internet.

Personalizar o aspeto das legendas

Se não te sentires confortável com o aspeto predefinido das legendas podes alterá-las. Seguintes passos:

  1. Clica na tua imagem de perfil e depois entra em “conta”.
  2. Entra dentro do teu perfil (abre as opções) e procura a opção “aspeto das legendas”.
  3. Carrega em “alterar”
  4. Altera consoante as tuas preferências e carrega em “guardar”.

Remover conteúdo de “Continuar a ver”

Já te aconteceu começares a ver uma série e, poucos episódios depois chegares à conclusão de que não esta não era nada do que estavas à espera? A Netflix vai colocar essa série em destaque, incentivando-te a continuares a ver. Mas, se quiseres removê-la desta seção, podes fazê-lo. Procura os três pontos verticais junto à série ou filme que pretendes remover do “continuar a ver”. Clica neles e depois carrega em “remover da faixa”.

Selecionar qual o histórico a apagar

Há casais que vêem séries em conjunto. Quem diz casais diz famílias e amigos. É o teu caso? Imagina que não conseguiste esperar pela tua cara metade e viste o novo episódio sozinho. Se quiseres evitar discussões, vai à tua conta e remove esse episódio do teu histórico. É muito simples. Na tua imagem de perfil, entra em conta. Procura o teu perfil na lista e carrega onde diz “atividade de visualização”. Agora basta procurares o episódio que pretendes ocultar e e carregar no círculo com um traço por dentro, ou seja, na opção para “ocultar do histórico de visualização”.