Se estás a procura de uma coluna inteligente para controlares a tua casa ou até para teres mais um dispositivo de áudio lá por casa, a Google Nest Mini pode ser a tua escolha.

Com uma boa relação qualidade-preço, som de qualidade e uma assistente virtual das mais inteligentes do mercado, tens de conhecer mais sobre a Google Nest Mini.

O que é a Google Nest Mini?

Comecemos pelo básico: o que é a Google Nest Mini?

A Google Nest Mini é uma coluna inteligente que rivaliza diretamente com o HomePod mini da Apple e a Echo Dot da Amazon. É a coluna mais barata da linha de colunas inteligentes da Google e veio para substituir o Home Mini, prometendo uma qualidade de som superior, nomeadamente no bass, melhores respostas rápidas por parte da assistente virtual da Google e um melhor reconhecimento de voz.

Resumindo, é a coluna inteligente mais em conta com Google Assistant integrada que consegues encontrar no mercado fabricada pela Google.

Preço

Apesar de a Google não disponibilizar a Nest Mini para venda na sua loja online Portuguesa, é possível encontrá-la em diversos revendedores. Os preços rondam os 39€ mas com uma promoção (que até costumam ser bastante frequentes) esse valor pode descer consideravelmente.

Especificações e Cores

Esta pequena mas poderosa coluna está disponível em 4 cores diferentes: Chalk (branco), Charcoal (preto), Sky (azul) e Coral (vermelho). Algumas das especificações importantes do produto são:

  • Dimensões: 9,7 centímetros x 4,2 centímetros
  • Peso: 180,8 gramas
  • Conectividade: Wi-Fi ac, Bluetooth 5.0, Chromecast
  • Altifalantes: 1 driver de 40mm

A coluna é amiga do ambiente e tem grande parte dos seus constituintes externos feitos a partir de materiais reciclados. O tecido superior, por exemplo, é feito de garrafas plásticas 100% recicladas, assim como o seu corpo que é 35% construído com plástico reciclado. Já a zona inferior é feita de borracha para uma melhor adesão à superfície onde é colocada.

Google Assistant integrada

Se és utilizador Google deves estar familiarizado/a com a assistente virtual da empresa – Google Assistant. É uma das mais inteligentes assistentes pessoais no mercado e há já uma grande variedade de produtos de domótica compatíveis com a mesma.

Para a utilizares basta dizeres "Hey, Google" ou "Ok, Google". Quando o fazes, os LEDs na zona superior na coluna acendem para que saibas que ela te está a ouvir.

Podes fazer diversas perguntas ou pedidos, como "qual o tempo lá fora?" ou "toca uma música no Spotify". Se tiveres dispositívos compatíveis, podes também pedir-lhe que ligue ou desligue as luzes, as tomadas, entre outros.

Vantagens e desvantagens

Vantagens

  • Acessível devido ao seu preço baixo;
  • Pequenas dimensões;
  • Bom som e desempenho;
  • Opção para ser montada na parede;
  • Ecológica;
  • Assistente da Google.

Desvantagens

  • Nenhuma mudança significativa em relação ao Google Home Mini;
  • O bass é fraco, em comparação com outros produtos da concorrência;
  • Nenhuma saída de áudio de 3.5 mm;
  • O som não preenche o ambiente.

Será a Google Nest Mini a escolha certa?

A Nest Mini oferece um som limpo, no entanto, não muito alto. Em termos de especificações, não tem grande coisa a oferecer, mas pode tornar-se uma boa escolha sobretudo se encontrares um bom desconto.

Certo é que se a grande razão pela qual ponderas adquirir uma coluna inteligente é com o objetivo de usufruir da assistente pessoal embutida, ao invés de utilizar como coluna propriamente dita, esta pode tornar-se uma excelente escolha.