Há já alguns anos que as colunas sem fios se tornaram uma moda. São práticas, extremamente portáteis, algumas com alguma resistência a água, e regra geral reproduzem uma boa qualidade de som, umas melhor que outras.

A marca sueca Urbanista, atenta à crescente popularidade deste segmento trouxe para o mercado a sua coluna portátil Bluetooth. Cumprindo a estratégia de nomear os seus produtos com nomes de cidades importantes a nível mundial,  desta feita a inspiração foi a cidade australiana Brisbane.

Assim a Urbanista Brisbane chega ao mercado com o objetivo de equilibrar o binómio qualidade/preço.

Nas últimas semanas tive oportunidade de testar a Brisbane em diversas situações e fiquei muito agradado com o seu desempenho, contudo não fiquei surpreendido porque da Urbanista não esperava menos do que alta qualidade. Já tive oportunidade de testar outros produtos da marca e sempre com superior qualidade como os Urbanista London.

Design

Eu diria que o design é positivamente sóbrio e discreto, com a elegância necessária para completar o teu setup e acrescentar algo à tua secretária, ou mesinha de cabeceira por exemplo.

Quase toda a sua superfície é revestida com um agradável entrelaçado tipo rede. A parte de baixo tem uns pequenos pés de borracha que dão estabilidade, aderência e evitam que também qualquer tipo de ressonância para a mesa ou qualquer outra superfície onde esteja colocada.

Os controlos posicionados no topo da coluna são práticos, fáceis de aceder, eficientes e com um bom toque.

No meu caso tem sido também parceira de treino, tanto dentro como fora de casa, agora que o confinamento obrigou ao encerramento da box de Crossfit que habitualmente frequento.

E o som?

Bem, não sou propriamente um connaisseur, com ouvido apurado para qualificar o som emitido da Urbanista Brisbane.

Porém, posso relatar a minha experiência, e o que ouço é um som potente, graves ricos e bass encorpado, tanto em ambientes fechados como ao ar livre.

Neste capítulo agrada-me a qualidade do som, porque sou apreciador de um bass envolvente, que corresponde ao disponibilizado pela Brisbane.

Autonomia da bateria e principais características

A Urbanista promete até 10 horas de reprodução de música, pela minha experiência, apesar de não ter contabilizado, acredito bem que se aproxime desse número, ainda só a tive que carregar uma vez e já a estou a usar com frequência há algumas semanas.

Com a Brisbane tens a possibilidade de expandir a qualidade de som, uma vez que podes conectar a outra coluna igual, e depois de emparelhadas podes desfrutar de som estéreo.

No que toca a resistência à água, a classificação IPX5 não te permite submergi-la, mas é mais do que suficiente para resistir a salpicos de água quando no verão te fizer companhia numa ida à piscina.

Vale ainda adiantar que a conexão é muito fácil e compatível com iOS e Android, entre outros, tem um útil microfone que te permite manter uma conversa se estiveres perto da coluna.

Foi pena terem optado pela porta micro USB como interface de carregamento, todavia o cabo vem incluído na caixa. Há ainda uma porta auxiliar jack 3.5mm para conectares um leitor mais antigo sem Bluetooth, por exemplo.

Preço e notas finais

Pois bem, toda esta qualidade tem que ter um preço, e no caso da Urbanista Brisbane os noventa e nove euros é um valor justo atendendo aos argumentos que apresenta face à concorrência.

Não esquecer que com uma busca nos principais retalhistas facilmente encontramos promoções que nos permitem adquirir esta coluna de qualidade por um preço ainda mais apelativo.

Da minha experiência geral tenho a destacar o rápido emparelhamento com os meus dispositivos tanto iOS como Android, o som encorpado e a facilidade de transporte. Da minha parte vai continuar a ser parceira de treino e companhia sonora na minha secretária.