Por causa da pandemia de COVID-19, as vídeochamadas tornaram-se extremamente comuns, especialmente em ambientes de teletrabalho e telescola. Podemos mesmo dizer que assistimos a uma "explosão" destas conferências virtuais a partir do início da pandemia, como nunca antes tínhamos visto. Atualmente, e principalmente em contexto laboral, as mesmas tornaram-se uma ferramenta de trabalho absolutamente indispensável para muitas pessoas que exercem a sua profissão através de casa.

Infelizmente, é raro encontrar uma webcam tão boa num computador como a câmara que tens no smartphone. Mas sabias que podes utilizar o teu smartphone como webcam? Se usas o Zoom, Microsoft Teams ou qualquer outra aplicação destinada às vídeochamadas, vamos dar-te neste breve artigo a solução para passares a utilizar o teu smartphone como câmara no teu PC e desta forma, poderás fazer uma vídeochamada com mais qualidade.

Existem muitas apps que atualmente estão a ser lançadas para conectar a câmara de um smartphone a um computador, existindo já uma forte concorrência dentro deste mercado, que promete intensificar-se nos próximos meses. Mas a nossa recomendação para as tuas vídeochamadas vai para uma aplicação já bem estabelecida dentro deste novo nicho.

Para o efeito, sugerimos a aplicação EpocCam da Corsair, que é atualmente uma das mais populares. A mesma pode emparelhar o PC e a câmara do teu smartphone para vídeochamadas. Esta aplicação funciona só para dispositivos iOS e será necessário instalares a mesma tanto no smartphone como no PC. A boa notícia é que este processo é muito simples.

Obviamente, nem tudo são rosas. Se te ficares pela versão gratuita da app, estás limitado a usar uma resolução mais baixa de imagem da câmara, entre outras limitações, como também perdes o direito a usar o foco manual, a qualidade de imagem HDR, etc...

No entanto, os pontos favoráveis são que a EpocCam é compatível com várias aplicações para vídeochamadas existentes em computadores. É extremamente eficaz quando o objetivo é resolver a falta de qualidade da webcam do teu PC.

Para utilizares basta só descarregares e instalares a aplicação EpocCam no teu smartphone e descarregar e instalar os drivers para PC ou Mac. Deves ter em atenção aos requisitos minimos para utilização - iPhones e iPads com iOS ou iPadOS 14, ou PCs com Windows 10 e Macs com macOS 10.14 ou mais recente instalado. Depois disso é so conectares o smartphone ao PC ou Mac via USB ou Wi-Fi, e definir a EpocCam como Webcam do teu computador. Fácil, não é?